Sem dúvida um dos frameworks mais agitados e falados (e usados também) ultimamente é o senhor Spring Framework. Eu há muito tempo (muito mesmo) já gostei da idéia, mas porém contudo todavia tenho hoje uma visão crítica de que não é TODO projeto que se deve usar (ou ao menos em todos os componentes) o mesmo. Essa opinião foi formada devido a um projeto que estive trabalhando nesses últimos meses. Resumidamente o projeto tinha mais ou menos a arquitetura abaixo. (apenas estava servindo como reparador não foi eu que criei)
Em si isso é comum, o fato não é o jeito que as coisas foram feitas e sim o motivo, nesse projeto pode se reduzir BASTANTE o uso do Spring mas ao contrário as pessoas apenas querem usar desefreadamente os frameworks em voga.
Eu acredito que o uso de qualquer framework exige um senso apurado assim como uma visão crítica, há projetos em que o uso de JPA pode degradar a performance final e assim como vários outros exemplos de que nem sempre é necessário estar na "moda".
Usar por usar (sem saber o pôrque) não vale a pena! Veja e tente entender os beneficios de se usar esse ou aquele framework ou mesmo alguma metodologia!