Pesquisar

sábado, 29 de maio de 2010

NoSuchFieldException no Hibernate (JPA)

No padrão JPA você pode anotar suas entidades pelos métodos (getters) ou pelos atributos, é um ou exclusivo ou vocÊ anota tudo pelos atributos ou pelos getters. O relato que segue é sobre um código que funcionou muito bem por muito tempo mas que na última sexta feira (28/05/2010) me deu muita dor de cabeça.

Devido a limitação do JSF (1.X) quanto a população de combos (o usuário do framework é obrigado a passar uma lista/matriz de SelectItem), eu criei um código para que dado uma lista de objetos, o nome do atributo à ser mostrado (descricao) e o nome do atributo com valor (id) retorna uma matriz de SelectItem.

API SelectItem[] converterListaParaCombo(final List objetos,String attMostrar,String attValor)

O código é simples; faz um loop nos objetos e vai recuperando os valores dos campos por reflexão e criando objetos do tipo SelectItem e os adicionando na lista/matriz.

Bem, voltando ao relato. Quase sempre eu usei anotar (JPA Annotations) as entidades nos campos, por boa prática comecei anotar pelos getters.

Quando fui testar percebi que o método converterListaParaCombo estava lançando a exceção NoSuchFieldException. Dessa vez o log não ajudou quase nada, tive que debugar... para minha surpressa a lista ia sendo populada normalmente até chegar num objeto (da lista) que não tinha o campo descrição :S. A primeira pergunta: Como isso é possível se eu mesmo declarei o campo na entidade?

Para responder essa pergunta criei mais um teste sobre a lista de objetos que eu passava para o método. Mandei (imperativamente) um sysout sobre getId e getDescrição... aqui outra surpresa não houve nenhum erro :S. Numa pesquisa mais profunda sobre o assunto descobri que o hibernate tem "seu modo de fazer cache" que pode causar alguma surpresa para os mais desavisados e na verdade ele nem sempre retorna a sua entidade e sim um proxy {eu pensava
que esse proxy era somente para List}. E um desses proxies "não tinha" o campo descricao...

Para resolver o problema, eu apenas mudei no método a forma de recuperar os valores. Ao invés
de pegá-los pelo atributos agora pelo pelos métodos getters. :D

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Adicionando escopo de conversação ao JavaServer Faces 1.X (JSF 1.2)

Que o JSF não é perfeito todos sabemos mas se há algo que me incomoda muito são duas coisas chatas: URL amigáveis (que consegui resolver facilmente com PrettyFaces.) e tratar tudo como escopo de sessão (por falta de um escopo entre o requisição e o sessão).

Para o último problema começei a pesquisar algumas soluções possíveis e cheguei ao framework MyFaces Orchestra.

O MyFaces Orchestra é um framework que pode ser usado em aplicações web para prover as caracteristicas de escopo conversacional. Apesar de ter sido criado para ser um framework de escopo para web presentations ele tem, hoje, só implementações para JSF 1.1, 1.2 e 2.0.

Para utilizar o framework você precisa, obrigatoriamente, usar o Spring 2.0 (ou maior) como gerenciador de seus managed beans. E claro ter os modulos do Orchestra (core12 e o core15 são os usados no exemplo) no seu classpath.

Exemplo

Fiz um exemplo utilizando Eclipse juntamente com quarteto fantástico : richfaces 3.3.3 + Facelets + spring 3.0.1 + hibernate 3.0.2 (JPA)! e tive que mudar/configurar os seguintes arquivos:

web.xml

<listener>
<listener-class>org.apache.myfaces.orchestra.conversation.servlet.ConversationManagerSessionListener</listener-class>
</listener>

applicationContext.xml

<import resource="classpath*:/META-INF/spring-orchestra-init.xml" />

<bean class="org.springframework.beans.factory.config.CustomScopeConfigurer">
<property name="scopes">
<map>
<entry key="conversation.manual">
<bean class="org.apache.myfaces.orchestra.conversation.spring.SpringConversationScope">
<property name="timeout" value="30" />
<property name="lifetime" value="manual"/>
</bean>
</entry>

<entry key="conversation.access">
<bean class="org.apache.myfaces.orchestra.conversation.spring.SpringConversationScope">
<property name="timeout" value="30" />
<property name="lifetime" value="access"/>
</bean>
</entry>
</map>
</property>
</bean>


Simplesmente após ter feito tais mudanças e ter atendido aos requisitos básicos: declarei meu bean no applicationContext com scope="conversation.access". No exemplo naveguei de uma página listar.xhtml para outra editar.xhtml mantendo o estado! Fiz testes posteriores também com uso de Ajax (a4j) com multiplos requests para mesma página ou outra tudo passou perfeito!

Se quiser ver o projeto baixe aqui o projeto (.war com sources)!

Further Reading!

O framework também fornece uma solução (essa eu não testei) para os lazy initializations lançados (esse com integração forte ao hibernate). Há também um esquema de binding muito legal.

ps: todo o post está levando em consideração as características do Jsf 1.x o Jsf 2.0 resolve alguns desses empecilhos.
ps2: ainda há algo que me incomoda é a quantidade de linhas no faces-config para lhe dar com navegação entre as páginas.
ps3: fiz testes básicos nesse projeto aconselho fazer mais testes reais na sua aplicação antes de substituir session por conversation.