Pesquisar

DSL


Domain-Specific Language



Em desenvolvimento de software e engenharia de linha de produto, uma linguagem de domínio específico, ou do inglês domain-specific language (DSL) é uma linguagem de programação ou linguagem de especificação dedicada a um domínio de problema particular, uma técnica de representação de um problema em particular, e/ou uma técnica de solução particular. O conceito não é novo - linguagens de programação de propósito especial e todos os tipos de linguagem de modelagem/especificação sempre existiram, mas o termo se tornou mais popular devido a ascensão da modelagem de domínio específico.
Exemplos de linguagem de domínio específico incluem Logo para crianças, Verilog e linguagens de descrição de hardware VHSIC, linguagens R e S para estatísticas, Mata para programação matricial, Mathematica e Maxima para matemática simbólica e etc.
Fonte: Wikipedia

"Uma Domain Specific Language (DSL) é uma linguagem de programação de expressividade limitada, focada num domínio particular. A maioria das linguagens que você conhece são linguagens de propósito geral (General Purpose Languages), que podem lhe dar com a maioria das coisas que você encontra durante um projeto de sistema. Cada DSL pode agir somente em um aspecto especifico do sistema." (Martin Fowler)



Links & Livros sobre Domain-Specific Language DSL


Conteúdo no blog: dsl interna, dsl,
Ótimo link sobre: http://fragmental.tw/ , http://fragmental.tw/http://martinfowler.com/dsl.html
Livro: Domain-Specifi Language (Martin Fowler)