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terça-feira, 1 de abril de 2008

Sistemas são todos iguais... (até onde vai o reuso)

Fale-se sempre de domínio (especifico) para cada sistema... Também é bem dito que do domínio se aproveita pouco ou nada, aproveitamos mais de camadas de infraestrutura.

Mesmo assim "há grupos de pessoas" que insistem em vender um portal (sistema) que serve pra toda situação, ou seja, o portal da Globo.com pode ser também o portal da Gamespot.com, mesmo que portais (ou qualquer "coisa") tenham conceitos similares, um mesmo conceito de notícia para um portal pode ser totalmente diferente de outro, talvez pode até marcar o sucesso de um portal a visão desse "conceito" voltado aquele domínio especifico.

As empresas que compram esses portais "gerais" sempre recaem em se adaptar para usufruir do bem adquirido. Mais ou menos assim, "o cliente deve moldar seu negócio para que o mesmo caiba no sistema."

Comprei uma placa de vídeo de uma empresa (xfxforce.com), a placa de vídeo não oferece o controle de velocidade da ventoinha (fazendo um barulho ensurdecedor), logo pensei: "- Entrarei no site e vou mandar um email enfim tentar um contato para saber o que posso fazer."

Tive uma ótima surpresa, a empresa XFX oferece um sistema de suporte que agiliza e muito o processo de suporte dessa empresa (domínio especifico) funciona mais ou menos assim:

Todo produto que compra deles tem um número serial.
Logo você se cadastra no site e cadastra seu produto.
(não preciso descrever o que comprei apenas coloco o serial)
Bem depois de registrado o produto posso abrir um ticket para suporte.
Esse tal ticket funciona como um bilhete no qual você escreve sua dúvida/reclamação/sugestão para um técnico da XFX.
Assim o ticket fica em estado de "Com o técnico".
Tão logo o técnico responder ao ticket, o sistema envia um email avisando...
O ticket fica em estado "Com cliente"... e assim vai até resolver o problema.

Obviamente há mais recursos, mas o ponto aqui é este sistema funciona muito bem para o negocio da XFX (domínio especifico). Talvez se uma outra empresa quisesse criar um sistema para suporte online poderia com certeza aproveitar as idéias do sistema da XFX todavia não teria muito sucesso se usasse o mesmo sistema completamente.

As vezes o reaproveitamento das idéias juntamente com o entendimento do domínio especifico podem transformar um sistema (mcdonald) em algo com muita qualidade voltado realmente a resolver "aquele problema" não "o problema" de todos [lembra um pouco de arquitetura de referência] , que merece até mesmo citações como essa...

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