Pesquisar

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Apartidarismo

Brasil um país democrático! Bonita frase, não?!

Nesse último pleito tive chance de observar, com mais atenção, os vários arquétipos de eleitores. Infelizmente percebi que ainda existem pessoas que não usam a razão pra votar.

É simples. Existem pessoas que votam em determinado candidato em detrimento do seu partido, alguns mais excitados chegam à loucura de afirmar: "Sou XYZ em qualquer pleito". Na frase anterior troque XYZ por DEM ou PP ou PSDB ou PMDB ou PMN ou PSOL ou PT ou PTB ou qualquer outro partido que você conheça.

Por favor, eleitor seja “apartidário”... Isso não é um jogo de futebol no qual você torce por um time, pense que além da sigla existe um ser, então numa mesma bandeira há candidatos bons e ruins. Se você achar que todas as opções atuais não atendem a seus critérios, vote em branco.

Crítico mesmo é ser candidato, eles devem apoiar quem seu partido apóia... (mesmo que no fundo achem um outro mais adequado) mas você não é candidato: Não apóie siglas, não vote por elas!

Nessa transa partidária deixo um último (incisivo e repetitivo) recado: Um partido não é um time de futebol.

Não vote:
Somente por que o candidato XisIpslon está ganhando nas pesquisas.
Por que o XisIpslon é do partido XY.

Frase que odeio ouvir:
"nunca mais voto no PT" (substitua PT por qualquer outro partido)
"em todas as eleições sou PMDB até a morte" (substitua PMDB por qualquer outro partido)

(ATENÇÃO apartidarismo não é antipartidarismo)

3 comentários:

Anônimo disse...

Está passando de hora da grande maioria parar de dizeres como "Política é coisa chata" pensar mais, a política define nossos rumos..
Apartidarismo é uma ideologia política!

ivnogueira disse...

só uma observação: se todas as opções atuais não atendem a nossos critérios, devemos votar NULO, não em branco. o voto NULO é o voto de protesto (não aceitação de nenhum candidato) e o voto EM BRANCO é o voto de indiferença apenas (aceitação de qualquer candidato ou legenda).

leandro disse...

Esclarecendo mais ainda não há diferença técnica (talvez só ideologica) entre votar BRANCO e NULO ambos votos não são contabilizados pra ninguém (ao contrário do mito popular votar em branco não significa votar numa legenda especifica ou num canditado que tem menos ou mais votos) [tirei essa "conclusão" do TSE]