Pesquisar

terça-feira, 13 de julho de 2010

Wii Hacking ;D

Primeiramente, pra esclarecer...
O que esse post não é?

Um tutorial de como fazer hacking, desbloquear, instalar o homebrew channel...

O que é?

Uma visão geral (BEM resumida) sobre a arquitetura do wii, os processos de hacking atuais; enfim, se trata mais de um post de curiosidade do que um manual. :P (quem quiser isso pode ir no wii players forum ou gbatemp, nesses sites você encontra o melhor e mais atualizado conteúdo sobre wii hacking).


Wii Hacking

É o ato de tentar hackear a máquina nintendo Wii :)

Mas pra que hackear o Wii?

Pra essa pergunta há N-respostas que vão desde um simples desejo de rodar programas feitos por você ou outras pessoas (homebrew - código não assinados) até rodar jogos (seus backups) pelo hd usb externo.

Então como é feito o processo de hacking do Wii?

Como quase todo hacking, baseado nas falhas existentes. Pra melhor entender e explorar o assunto é necessário ter a visão básica de como funciona (bem básico) a pilha de software do Wii.

[Quase sempre vísivel ao usu] - System Menus (4.2U , 3.5K).
[Quase sempre invísivel ao usu] - IOS sistemas internos (IOS 222,36).
[Quase nunca vísivel ao usu] - BOOT0, BOOT1 e BOOT2.

Os Exploits!

O mais famoso (e também antigo, obsoleto, só funciona com system menus até o 3.4...) deles é o que é executado por meio do jogo The Legend of Zelda: Twilight Princess, mas tem o "inconveniente" de que você necessita de ter o jogo (você deveria tê-lo mesmo :P). Se você quiser saber mais sobre esse exploit (criado pelo Team Twiizers) leia Twilight Hack.

Hoje em dia as pessoas utilizam com maior frequência o Bannerbomb que é um processo bem mais seguro, testado e fácil. Você carrega um SDcard com arquivo compatível com seu system menu e o executa pelo ícone do SDcard.









A famosa expressão Brick!


Há, sempre que se fala desse assunto, um risco ao fazer tais operações. A partir do exploit executado você começa o processo de hacking... isso envolve você 'retirar' algumas IOS que podem lhe 'barrar' de algumas operações, substituir algumas IOS por outras cIOS feitas pela comunidade. Sempre que você alterar essas características você corre o risco. Mas hoje o risco mais é de você atualizar o Wii (pela wifi) para uma versão mais nova do system menu (claro que a nintendo sempre corrige esses bugs, ou tenta) e daí você pode sim ter o Wii invalidado pra sempre. (isso não é brincadeira)

E o hacking ... como é feito?

Você executa um dos exploits (por sua conta é total risco, sobre a pena do Bricked Wii) que normalmente lhe dá condições para que o HomeBrew Channel seja instalado. Esse será sua porta pra rodar aplicativos feitos por você ou outras pessoas na Internet. Além do homebrew channel é importante também remover alguns IOS e substituir outros por cIOS. Isso é feito pra que você volte a ter 'bugs' conhecidos e também acesso a dispositivos externos como HD USB. Um fato importante e muito bom de se 'hacker' o wii, é que você pode fazer várias operações que garantem uma vida útil maior e também ferramentas pra recuperação de erros. Backup da NAND pode lhe garantir num futuro uma possível 'restauração' do sistema.

Ferramentas que normalmente são instaladas

HomeBrew Channel - também conhecido como HBC, é o canal (aparece no menu inicial do Wii) que lhe permite executar aplicativos não assinalados.
BootMii - Um conjunto de sistemas que você pode instalar no wii pra lhe oferecer mais 'utilidades' ao aparelho.
Priiloader - Sistema que fica exatamente entre a sequência de boot e o system menu. Hoje em dia ele é instalado como se fosse um IOS. Ele lhe dá acesso à vários hacks interessantes e úteis, por exemplo: remover a atualização automática, apertar A naquela tela chata de inicio... e claro pode ser sua salvação, caso o venha a Brickar, ele fornece meios pra você recuperar sua NAND (baseado no seu bkp). Mas ele como IOS não garante 100% de unbrickablility. (Perfeito é quando você consegue, em versões mais antigas do Wii, instala-lo as boot2 aí sim você tem um Wii quase unbrickable, já que você detém o poder do boot :) )
Multiple WAD Manager - O famoso MMM é um gerenciador de pacotes de instalação para o Wii ele é essencial. É díficil de usar, a principio, pois sua interface (textual, não gráfica) não ajuda muito. Nele que você instala cIOS (custom IOS), remove IOS, instalar canais...

ps: mais uma vez, não mude seu wii sem conhecer o que é feito com ele e sem ter a noção dos riscos ao substiuir IOS's por cIOS's. E claro, sempre assuma os riscos por sua conta. (ps2: eu, depois de me informar, acho seguro e com possibilidades pequenas [mas ainda existem] de você perder seus wii.)

E lembre-se há homebrews que valem muito a pena.

Nenhum comentário: