Pesquisar

quarta-feira, 11 de março de 2009

Meu novo projeto JNesBR

O meu atual hobbie preferido é criar emuladores (máquinas virtuais, simuladores, emuladores + simuladores), agora estou "desenhando" um emulador da máquina Nintendo 8Bits (NES ou FAMICOM). As minhas motivações para o hobbie são (entre outras):
  • Amar videogames/computadores e entender como realmente eles funcionam [bit a bit mesmo no mais baixo nivel].
  • Criar um sistema onde eu posso realmente empregar oo em vários sentidos, dar soluções flexiveis para os problemas mais desconhecidos.
  • Criar um sistema bom de debugger. (isso é muito legal, ver seus breakpoints nos assemblers, criar interfaces e objetos que lhe possibilitem caminhar no código, ver valores, enfim foge muito dos CRUD's de cada dia [amém graças a Deus])
É interessante ressaltar que a quantidade de conhecimento que você obtem ao escrever um emulador é gigante, você passa desde conceitos de memoria (páginação, troca) a controladores de vídeo (compactação, paleta de cores, conceitos sobre computação gráfica 2d e 3d...).
Espero postar mais sobre essas experiências e também alguns screenshots.
A página do projeto é http://code.google.com/p/jnesbr/

Nenhum comentário: