Pesquisar

quarta-feira, 18 de março de 2009

Spring, spring meu existe alguém que te usa mais do que eu

Sem dúvida um dos frameworks mais agitados e falados (e usados também) ultimamente é o senhor Spring Framework. Eu há muito tempo (muito mesmo) já gostei da idéia, mas porém contudo todavia tenho hoje uma visão crítica de que não é TODO projeto que se deve usar (ou ao menos em todos os componentes) o mesmo. Essa opinião foi formada devido a um projeto que estive trabalhando nesses últimos meses. Resumidamente o projeto tinha mais ou menos a arquitetura abaixo. (apenas estava servindo como reparador não foi eu que criei)

As dependencias das actions são todas gerenciadas pelo "container" (Spring), logo nas actions só se tem declaração de interfaces (no exemplo qualquer classe sem Imp era uma interface) e o Spring faz a injenção com as classes que as implementa (ClasseImp.java) e isso sucessivamente, ou seja, as dependencias das classes de "negocios" também...

Em si isso é comum, o fato não é o jeito que as coisas foram feitas e sim o motivo, nesse projeto pode se reduzir BASTANTE o uso do Spring mas ao contrário as pessoas apenas querem usar desefreadamente os frameworks em voga.

Eu acredito que o uso de qualquer framework exige um senso apurado assim como uma visão crítica, há projetos em que o uso de JPA pode degradar a performance final e assim como vários outros exemplos de que nem sempre é necessário estar na "moda".

Usar por usar (sem saber o pôrque) não vale a pena! Veja e tente entender os beneficios de se usar esse ou aquele framework ou mesmo alguma metodologia!

Um comentário:

Luiz Henrique C. Corrêa disse...

Concordo com a sua opinião. E vejo que parte desse problema acontece porque estamos sempre em busca de respostas rápidas e soluções prontas... com isso as famosas Arquiteturas e Metodologias pré-pronta de caixinha pipocam em nossos projetos.